15 de março de 2011

Os doze apóstolos - Judas Iscariotes


Saudações DECOLORES,

Iniciaremos hoje a série de posts relativos às apresentações sobre do Doze Apóstolos que foram  realizadas em nossas reuniões semanais.

E, como não poderia ser diferente, vamos começar com o casal que é nosso ponto de referência e que nos guia nessa caminhada de evangelização: Roberto e Marise! Nossos patriarcas dissertaram sobre a vida de Judas Iscariotes.

Significado do Nome

Judas = derivado do hebraico Judá = abençoado, louvado.
Iscariotes = São várias as explicações. A mais provável tem uma conotação política, ligando-o à uma ramificação do grupo dos Zelotes. Outra explicação seria de uma derivação do aramaico sagar, que significa "mentiroso", "falso".


Seguimento Apostólico

Judas era um dos doze apóstolos e é sempre apresentado na listagem apostólica em último lugar.

Era o responsável pela bolsa do dinheiro dos apóstolos. Teria demonstrado exteriormente a sua fraqueza na cena da unção com óleo perfumado em Betânia, onde testemunhou que estava mais apegado ao dinheiro do que propriamente aos gestos concretos com que Jesus demonstrava a sua missão (João 12, 1-6). 

Segundo as Sagradas Escrituras, Judas Iscariotes teria sido o responsável por entregar Jesus aos Romanos, com um beijo na face, pelo preço de 30 moedas de prata (que tinha o valor aquisitivo de um escravo), sendo assim, considerado traidor pelo Cristianismo. 

Cheio de remorso, e percebendo que não poderia fazer mais nada para reparar sua traição, Judas se enforca. 

O Evangelho de Judas

É um evangelho apócrifo, atribuído a autores gnósticos nos meados do século II, composto de 26 páginas de papiro escrito em copta dialectal que revela as relações de Judas com Jesus Cristo sob uma outra perspectiva: Judas não teria traído Jesus, e sim, atendido a um pedido deste ao denunciá-lo aos romanos.

Contrariamente aos Evangelhos oficiais, este texto clama que Judas era o discípulo mais fiel a Jesus, e aquele que mais compreendia os seus ensinamentos. O seu conteúdo consiste basicamente em ensinamentos de Jesus para Judas, apresentando informações sobre uma estrutura hierárquica de seres angelicais e uma outra versão para a criação do universo.

Curiosidades

  • "Judas" é o segundo nome que aparece mais vezes nos evangelhos. São 20 vezes. Perde apenas para "Pedro".
  • Com as 30 moedas de prata devolvidas por Judas, os sacerdotes compraram um terreno no exterior da cidade para sepultar defuntos, visto que, não poderiam colocar dinheiro sujo (de traição) junto ao tesouro do templo.
  • No livro do Atos dos Apóstolos, diz que Judas foi substituído por Matias junto aos doze.



"Se um inimigo me insultasse, eu poderia suportar; se meu adversário se erguesse contra mim, eu me esconderia dele. Mas é você, homem igual a mim, meu amigo, meu confidente, a quem me unia uma doce intimidade; andávamos juntos, em meio ao barulho na casa de Deus." Salmo 55, 13-15.

Nenhum comentário:

Postar um comentário