21 de outubro de 2011

Sexta Litúrgica 2: O que é a Missa?

Saudações DECOLORES,


No segundo post da Sexta Litúrgica no nosso blog, eu trago a todos este rico material escrito por João Batista Passos do Projeto Ventania.

E a primeira parte é uma pequena reflexão e uma breve explicação sobre o que é a Santa Missa. Vamos conferir?

"Há alguns anos estava conversando com um protestante, que me dizia que havia sido católico por 30 anos e que por 30 anos ouviu a Missa sempre da mesma forma, que era uma repetição, uma mesmice sem sentido. Então, naquela oportunidade perguntei a ele se ele poderia me explicar o que era a Missa, qual a sua função, qual o fundamento pelo qual nós católicos nos reunimos para celebrá-la, se poderia me dizer quais as partes da Missa e seus sentidos

A resposta me deixou espantado e ao mesmo tempo bastante decepcionado, ele não sabia o que era a Missa e nem diferenciava uma parte de outra no contexto da celebração.

Não sabia o básico do básico, que Jesus é o centro de toda a celebração e que na Missa se perpetua o Santo Sacrifício do Altar. Expliquei a ele um pouco das partes e citava as orações e ele disse, que em 30 anos, não havia aprendido e nem percebido estes sentidos da celebração do Santo Sacrifício. No final, algo que ele me disse, me surpreendeu novamente, ele dizia que apesar de ter mudado a sua convicção religiosa, disse que apesar de tudo, a Missa ainda era algo que ele achava bonito.

Então, o que podemos avaliar nestas questões acima tratadas? Porque um fiel passou 3 décadas dentro da Igreja e não compreendia o Mistério Eucarístico, a centralidade da pessoa de Jesus Cristo na celebração, a função do Sacerdote, a questão do Persona Christi, a proclamação da Palavra de Deus, sobretudo na solene proclamação dos Santos Evangelhos e principalmente o ápice e a fonte da vida cristã que é a no Mistério Eucarístico.

Há de fato uma desconstrução dos sentidos litúrgicos, do porque celebramos e o que celebramos. Há uma minimização dos Santos Mistérios, da realidade dos Sacramentos, da Profissão de Fé. Logo, há erros que ocasionam fatos verdadeiramente tristes, pois faz com que pessoas que estão inseridas pelo Batismo no Corpo Místico de Cristo, que é a Santa Igreja, já não reconheçam o verdadeiro rosto da Igreja e de seu Senhor, dentro da desordem e da desinformação instaurada por mentalidade demasiadamente humana nos ambientes paroquiais. Graças a Deus, esta mentalidade vem sendo extirpada da Igreja e as coisas começam a voltar aos seus lugares, lentamente, mas há um caminhar no sentido dos sentidos católicos.

Mas a proposta deste artigo não é simplesmente a crítica de alguns elementos que fizeram e fazem as pessoas a buscarem Cristo fora de Cristo, mas sim propor uma catequese sobre o que é a Santa Missa.
 
Assim como o senhor protestante que não conhecia a Missa, não é exagero pensar que milhares de Católicos se encontram na mesma situação, que talvez até participem devotamente da Missa, mas pouco conhecem sobre ela. Para montarmos esta catequese, iremos utilizar, obviamente, textos do Catecismo da Igreja Católica (CIC) e a Instrução Geral do Missal Romano (IGMR) e as FAQ´s do Apostolado Sociedade Católica (SC).
   
 
1. O QUE É A SANTA MISSA?

Jesus se ofereceu de uma vez por todas o seu Sacrifício a Deus Pai por nós. O Sacrifício de Cristo na Cruz é único e perfeito. Na Santa Missa, o mesmo Sacrifício da Cruz se torna presente, não sendo um novo Sacrifício, mas o mesmo Sacrifício único, perfeito e definitivo ocorrido no Calvário. Somos com o que transportados para o pé da Cruz e celebramos aquele Sacrifício perfeito em favor de nossa Salvação. O Sacrifício perfeito.

CIC §1367 O sacrifício de Cristo e o sacrifício da Eucaristia são um único sacrifício: "É uma só e mesma vítima, é o mesmo que oferece agora pelo ministério dos sacerdotes, que se ofereceu a si mesmo então na cruz. Apenas a maneira de oferecer difere". "E porque neste divino sacrifício que se realiza na missa, este mesmo Cristo, que se ofereceu a si mesmo uma vez de maneira cruenta no altar da cruz, está contido e é imolado de maneira incruenta, este sacrifício é verdadeiramente propiciatório".

   2. A SANTA MISSA É UMA REPETIÇÃO DO SACRIFÍCIO PERFEITO E ÚNICO DE CRISTO?


 

Não. A Santa Missa é a renovação do Sacrifício e não uma repetição ou um novo Sacrifício realizado em cada celebração. É bom entendermos bem isso. A Santa Missa preserva e perpetua o Sacrifício Redentor, não há repetição, pois o Sacrifício da Cruz é único e perfeito."




Por hoje é só! Esta é a primeira parte. Semana que vem tem mais. Aguarde... Durante a semana teremos mais novidades, fique de olho! Forte abraço e que Deus nos abençoe!

No próximo post da Sexta Litúrgica: "Palavra de Deus na celebração" e 
"O que eu preciso para participar da Sagrada Comunhão Eucarística?"

Nenhum comentário:

Postar um comentário