18 de novembro de 2011

Sexta Litúrgica 5: Devemos crer que a Eucaristia é o Corpo e o Sangue de Cristo?

Saudações DE COLORES, 

Retomando, então, nossos posts diários, trago até vós mais um post da Sexta Litúrgica. 

Devemos crer que a Eucaristia é o Corpo e o Sangue de Cristo?

Sim. Este é o Mistério de nossa Fé

A Eucaristia é verdadeiramente o Corpo e o Sangue de Jesus Cristo e devemos crer nisso de maneira incondicional. Jesus nos deixa este adorável Sacramento que se torna adorável justamente por nele estar o Cristo todo, inteiramente presente. 

A Igreja ensina que no momento da consagração das espécies eucarísticas se transformam de pão e vinho em Corpo e Sangue de Jesus Cristo. Jesus mesmo havia prometido que daria aos que nele cressem o seu Corpo e o seu Sangue, afirmando ser o seu Corpo verdadeira comida e seu Sangue verdadeira bebida.

Leiamos o Evangelho de João, capítulo 6.
 
Em verdade, em verdade vos digo: quem crê em mim tem a vida eterna. Eu sou o pão da vida. Vossos pais, no deserto, comeram o maná e morreram. Este é o pão que desceu do céu, para que não morra todo aquele que dele comer. Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão, que eu hei de dar, é a minha carne para a salvação do mundo. A essas palavras, os judeus começaram a discutir, dizendo: Como pode este homem dar-nos de comer a sua carne? Então Jesus lhes disse: Em verdade, em verdade vos digo: se não comerdes a carne do Filho do Homem, e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós mesmos. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia. Pois a minha carne é verdadeiramente uma comida e o meu sangue, verdadeiramente uma bebida. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele.

O Mistério da Eucaristia é tão grande que não poderia ser recebido com reservas ou com ambigüidades. Jesus afirma com clareza sobre o Pão que iria nos dar seria o seu próprio Corpo e o próprio Sangue e que estes eram verdadeira comida e verdadeira bebida. Eis o Pão descido do Céu, eis o Mistério da Fé. 

Transubstanciação é o termo que a Igreja usa para afirmar a Fé no dom eucarístico, onde o pão e o vinho ofertado a Deus se transformam verdadeiramente no Corpo e no Sangue de Cristo, configurando assim o próprio Cristo que se oferece a Deus por nós no momento do Sacrifício no Calvário. 

 

Bom e abençoado fim de semana a todos. Até Terça!

Nenhum comentário:

Postar um comentário