Como sexta-feira (28) não tivemos post da nossa Sexta Litúrgica, então, EXCEPCIONALMENTE, o post será hoje, segunda-feira.
- Os Católicos não valorizam a Palavra de Deus na celebração da Missa?
Esta é uma afirmativa muito comum que ouvimos de ex-fiéis, por isso a trataremos aqui.
É um grande absurdo afirmar isso, devido que em todas as celebrações litúrgicas há no mínimo três leituras bíblicas, sendo que o Evangelho não é apenas lido, mas solenemente proclamado, e devemos escutá-lo como se o próprio Cristo estivesse em nosso meio a nós anunciando o Reino de Deus, a conversão, a salvação, a Boa Nova.
Esta parte da celebração é chamada de Liturgia da Palavra.
Veja, dentro da Liturgia da Santa Missa há uma Liturgia especial, totalmente dedicada a Palavra de Deus. Inicia-se com a primeira leitura, comumente usando leituras do Antigo Testamente ou das Carta de São Paulo. Logo depois se canta um Salmo e depois se proclama o Santo Evangelho, sendo que somente um Sacerdote ordenado pode lê-lo na celebração eucarística, pois como já dissemos acima, temos o Sacerdote como o próprio Cristo que nos anuncia o seu Evangelho.
A essa capacidade dos sacerdotes validamente ordenados pela Igreja, chamamos de Persona Christi, ou seja, o Padre celebra a Missa como sendo o próprio Cristo. Este Mistério de Fé já torna a Santa Missa uma das coisas mais lindas que podemos imaginar sobre a face da terra. Por isso os sacerdotes devem ser zelosos pela Igreja e pela sua Doutrina, dar a sua vida inteira a ela, assim como Jesus fez e pediu que eles o fizessem.
Mais uma observação sobre a Palavra de Deus na liturgia da Santa Missa...
Nos dias de Domingo e dias de Guarda, além da Primeira Leitura e do Salmo, há também a Segunda Leitura. Ou seja, em todas as Santas Missas ouvimos a Palavra de Deus no mínimo 3 leituras bíblicas, e nas Celebrações de preceito, ou seja, obrigatórias para todos os cristãos, ouvimos 4 leituras bíblicas. Após as leituras bíblicas e da proclamação do Santo Evangelho, o Padre ainda faz a Homilia, explicando as passagens bíblicas ou fazendo aprofundamento e terminamos professando a Fé em Deus Pai, Filho e Espírito Santo, professando a nossa Fé no Espírito Santo, na Santa Igreja, no perdão dos pecados e na ressurreição.
- O que eu preciso para participar da Sagrada Comunhão Eucarística?
Preciso estar em estado de graça, ter confessado os meus pecados, preciso estar em comunhão com Cristo e com a Igreja, vivendo com Fé o Evangelho da Salvação, buscando a conversão do coração e a santidade.
Não posso estar desalinhado com os demais sacramentos da Igreja, por exemplo, não pode comungar quem se casa por uma segunda vez (EXCETO casos específicos em que cabe a Nulidade do Casamento), ou quem participa de eventos de confissões religiosas ou organizações que atentem contra a integridade da Fé Católica. Por exemplo, que freqüenta sessões espíritas, maçonaria, participa de partidos comunistas, socialistas ou de instituições que agridem o direito da vida, por exemplo, que defendam o mal do aborto.
Por hoje é isso, Caríssimos!
Sexta-feira (4 de Novembro) teremos mais um post da Sexta Litúrgica.
Lembrando que amanhã, 1º de Novembro, teremos mais um post da nossa Terça Espiritual. Fiquem ligados...
Forte Abraço! Até mais...
Sexta-feira (4 de Novembro) teremos mais um post da Sexta Litúrgica.
Lembrando que amanhã, 1º de Novembro, teremos mais um post da nossa Terça Espiritual. Fiquem ligados...
Forte Abraço! Até mais...