1 de novembro de 2011

Terça Espiritual 2: Falar a Deus como Pai

Saudações DECOLORES,


Qual sua intimidade com Deus Pai? Qual "pessoa" você usa quando faz suas orações? Vamos ver o que Frei Patrício Sciadini, OCD nos fala sobre isso. Confira!

"A oração possui várias dimensões e cada pessoa é convidada a descobrir qual o melhor modo de se dirigir a Deus. Há quem encontre em Deus um amigo, um pai, um irmão, um esposo etc. Outros preferem mergulhar em Deus Trindade e aí permanecer, como foi com Elisabeth da Trindade, uma carmelita francesa que ficou conhecida exatamente por seu amor ao mistério de Deus Trindade. Quero refletir sobre este mistério, ressaltando a pessoa do Pai e como podemos nos relacionar com Ele.

Na amorosa contemplação do Deus Trindade nos sentimos atraídos a silenciar e a deixar-nos invadir, a tomarmos consciência de que o amor de Deus, único e verdadeiro, se revela nas três divinas Pessoas. Toda a nossa existência é marcada pela presença de Deus como Pai bondoso que, em Jesus de Nazaré, manifesta toda a sua misericórdia e não quer que o pecador morra, mas que ele se converta e viva.

Somos convocados a descobrir a presença de Deus ao nosso redor e dentro de nós
. A criação toda é puro reflexo da Trindade, especialmente atribuída à iniciativa de Deus Pai. Jesus move-se e vive no centro do amor do Pai e do Espírito Santo. Esta recíproca doação amorosa é fonte de toda a vida da Igreja, de toda comunidade e de cada cristão.


Não há dúvidas de que vivemos, hoje, uma crise de paternidade.


Em nome de uma autonomia e liberdade pessoal tentamos romper com o passado, como se fôssemos capazes de iniciar uma nova caminhada sem fazer referência a ele.
Todos nos perguntamos com uma certa angústia desde os tempos mais remotos: “Quem somos, de onde viemos e para onde vamos?”. Descobrimos a nossa verdadeira identidade na medida em que procuramos a nossa origem naquele que não tem origem, porque é eterno. É a sede de eternidade, presente em nós, que nos torna corajosos e humildes para buscar em Deus o nosso início e a nossa meta total. É no pai natural que cada ser humano procura a sua origem e, assim é em Deus Pai que nós devemos buscar a luz necessária para o nosso caminho e a nossa história.

Como não fazer referência ao profeta Isaías que nos fala dos filhos de Israel que se negaram a chamar a Deusde seu pai” e não quiseram obedecer aos seus desígnios de amor?




Sião dizia: ‘O Senhor me abandonou, meu Senhor me esqueceu!’ Porventura a mulher esquece a sua criança de peito, esquece de mostrar sua ternura ao filho da sua carne? Ainda que elas os esquecessem, eu não te esquecerei! Eis que nas palmas de minhas mãos eu te gravei; as tuas muralhas estão constantemente sob os meus olhos.” (Is 49,14-16).

Como esquecer os textos dos livros sapienciais onde se alude ao cuidado que o Pai tem para com seu povo, guardando-o de todos os perigos?


Senhor, Pai e Soberano de minha vida, não me abandones a seus caprichos e não permitas que eles me façam cair. Quem aplicará a vara aos meus pensamentos e a disciplina da sabedoria ao meu coração, sem poupá-lo em meus desvios e sem deixar passar suas faltas? Para que não se multipliquem meus erros nem se acumulem meus pecados; para que eu não caia diante de meus adversários e meu inimigo não se felicite com isso? Ó Senhor, Pai e Deus de minha vida, não me dês a arrogância dos olhos...” (Eclo 23,1-4).


Mas é a tua providência, ó Pai, que segura o leme: tu traçaste um caminho sobre o mar, vereda segura entre as ondas, mostrando por isso que podes salvar de todo perigo...” (Sb 14,3).


Estas passagens nos mostram uma profundidade no relacionamento com Deus como Pai
. Esta visão progressiva da presença de Pai assume a sua plenitude na revelação de Jesus. Somente Jesus, que estava no seio do Pai e veio entre nós, poderá nos revelar a autêntica paternidade de Deus."


Ficamos por aqui...


Terça-feira que vem, mantendo o mesmo eixo de estudo, teremos o post com tema: "Por que Deus é Pai?" Lembrando que amanhã, temos nossa Quarta Catequética, não perca!

Novidade: A partir desta semana, aqui no blog, nossa quinta-feira não será mais a mesma... Agora, teremos uma Quinta Mariana.

Aguarde mais informações!

Nenhum comentário:

Postar um comentário